Existem várias oportunidades e benefícios em trabalhar com Influenciadores Digitais para divulgar seu negócio!
No mundo altamente conectado em que vivemos, é praticamente impossível deixar de lado a divulgação digital de qualquer negócio. Diante de tantas alternativas, uma vem se destacando nas redes nos últimos tempos: o marketing com influencers.
Mas, quando falamos sobre a divulgação de restaurantes e lanchonetes, será que essa abordagem é mesmo benéfica? Vale a pena investir em um influenciador digital para divulgar o seu negócio?
É sobre isso que vamos tratar hoje! Continue a leitura para descobrir quais são os desafios e as vantagens de contratar um influencer para potencializar sua marca e atrair mais clientes para o seu negócio!
Marketing com Influencers para restaurantes
O mercado de restaurantes e lanchonetes é altamente competitivo. Nos dias atuais, com a popularização do delivery, é necessário se destacar, também, no ambiente online.
Dessa forma, o marketing com influencers pode sim ser uma boa forma de promover seu negócio no meio digital. Com o alcance que os influencers possuem, a divulgação da sua marca pode alcançar um público muito maior – e isso, por consequência, pode levar à atração de novos clientes.
Em relação ao trabalho do influencer, é interessante entender que ele trabalha engajando o seu público e os condicionando a realizar certa ação. Sendo assim, eles podem compartilhar suas experiências gastronômicas de uma maneira que gere conexão com os seus seguidores.
Inclusive, é justamente essa conexão que pode instigar as pessoas a também experimentarem o seu restaurante! Com uma narrativa mais pessoal, o marketing com influencers é capaz de dar mais resultados do que outras estratégias mais tradicionais.
Como funciona o trabalho dos influenciadores digitais?

Influenciadores são pessoas que compartilham suas experiências e histórias pessoais para quem os segue. Assim, quando falamos sobre o trabalho de um influenciador na divulgação de um restaurante, ele pode relatar momentos felizes no restaurante, falar positivamente sobre o sabor, o preço, o atendimento, qualidade dos ingredientes, entrega, entre outras coisas.
Além disso, é muito comum que influenciadores sejam contratados para divulgar algum item ou momento específico. Pode ser o caso, por exemplo, de uma semana de promoções, algum item novo no cardápio ou um cupom de desconto especial.
Em relação às visitas presenciais dos influencers, eles podem oferecer algum conteúdo exclusivo como bastidores – imagens dos alimentos sendo preparados, da cozinha, ou pequenas entrevistas com os cozinheiros.
Isso tudo contribuiu para o clima amigável que o influencer tem com seu público. Dessa forma, eles podem sentir que estão recebendo a recomendação de um amigo, o que comprovadamente aumenta o seu interesse.
Como escolher o influenciador digital certo?
Então, se influencers digitais tem mesmo tanto poder, é só entrar em contato com qualquer influenciador e oferecer uma parceria, não é mesmo? Bom, na realidade, o sucesso dessa empreitada exige um pouco mais de análise e preparo.
Por exemplo, existem diversos nichos no meio do marketing com influencers. Uma influenciadora do meio de saúde e beleza, por exemplo, pode ter um grande público, mas será ela a melhor opção para divulgar uma hamburgueria, por exemplo?
Essa escolha deve levar em conta alguns outros aspectos também. Você pode ter encontrado um influenciador cujo conteúdo é totalmente voltado à alimentação. Ele pode trabalhar apenas divulgando restaurantes e opções gastronômicas, e ainda assim, não ser a pessoa ideal para ajudar o seu negócio.
Diante disso, é importante que você também observe a qualidade do conteúdo e a sua relevância. Apenas produzir uma alta quantidade de conteúdo nas redes não significa que esse conteúdo é bom e está realmente causando um efeito positivo.
Então, não deixe de verificar a qualidade das fotos, dos vídeos, bem como o engajamento das postagens – como número de comentários, por exemplo. Você pode, inclusive, pedir para o influencer algumas métricas e resultados anteriores.
O que evitar
No momento de escolher um influencer digital para o seu negócio, também é importante saber o que evitar. Por exemplo, é essencial levar em consideração o alcance geográfico da pessoa em questão.
Quando falamos sobre restaurantes, temos um limite de alcance físico, mesmo com a opção de delivery. Assim, muitas vezes um influenciador menor, mas que conta com seguidores locais, pode ser mais eficaz.
Em adição, é importante examinar o conteúdo do influencer com cuidado para evitar atrelar a sua marca a pensamentos e posicionamentos que você não concorda. Dessa forma, certifique que os seus valores estão alinhados com o da pessoa que irá divulgar o seu negócio!
Dicas para potencializar o Marketing com Influencers
Para que o trabalho com influenciadores seja um sucesso, é essencial entender que essa é uma parceria. Dessa forma, esteja disposto a aceitar ideias de conteúdo diferentes, e de ser solícito.
Também não deixe de avaliar os resultados, e saiba manter a comunicação aberta e clara sobre o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Esse é apenas mais um investimento para o seu negócio, então, trate-o como tal: monitore e avalie o retorno sobre o dinheiro que foi gasto com o marketing com influencers.
Além do que citamos acima, hoje em dia é possível contratar agências especializadas para mediar a relação entre restaurantes e influenciadores. Essa pode ser uma boa opção se você quer uma garantia maior de resultados, e se prefere terceirizar a escolha dos profissionais.
Da mesma forma, outra alternativa criada para facilitar a vida dos empreendedores do setor gastronômico é a Seu Gênio! Com ela, você pode aumentar suas vendas com cardápios digitais e pagamentos atrelados ao WhatsApp!
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