Um programa de fidelidade pode aumentar a fidelização de clientes e impulsionar suas vendas!
No mundo competitivo da gastronomia, manter e conquistar novos clientes é um desafio diário. Diante disso, a implementação de programas de fidelidade pode ser uma ótima alternativa para auxiliar na promoção de restaurantes.
Essa é uma boa alternativa para fidelizar clientes já existentes, mas, além disso, também oferecem diversos benefícios na gestão, marketing e conexão da sua marca!
Sendo assim, vamos agora explorar como os programas de fidelidade podem beneficiar o seu restaurante! Continue a leitura para conferir como aumentar o seu faturamento e beneficiar os seus clientes com essa estratégia.
O que é um programa de fidelidade? Como ele funciona?
Programas de fidelidade são estratégias de marketing que oferecem recompensas para os clientes. Dessa forma, os clientes fiéis, que consomem no seu restaurante com frequência, passam a ganhar bônus e recompensas exclusivas.
Um dos principais exemplos de programa de fidelidade para restaurantes são os cartões de pontos. Assim, os clientes acumulam pontos a cada compra, e ao atingir um número determinado, ganham uma recompensa, como itens especiais, cupons de desconto, entrega-grátis, entre outros.
Além disso, outro exemplo são as promoções de aniversário e outras datas especiais. Nesse caso, o restaurante pode oferecer um desconto exclusivo, uma bebida ou prato especial para o aniversariante do dia.
Outra alternativa é a recompensa por indicação. Dessa forma, os clientes podem ganhar recompensas por indicar novos clientes para o restaurante! Por exemplo, ele pode garantir um desconto exclusivo a cada nova indicação que comprar no local.
Benefícios dos programas de fidelidade em restaurantes
Os programas de fidelidade oferecem uma série de vantagens, não apenas para o cliente, mas também para o restaurante! Sendo assim, confira agora três desses principais benefícios:
1- Fidelização do cliente
A fidelização do cliente é muito importante para qualquer negócio. Dessa forma, um programa de fidelidade pode auxiliar nesse relacionamento duradouro, já que incentiva as pessoas a retornar e comprar mais vezes no mesmo estabelecimento.
Assim, ao oferecer recompensas, descontos e vantagens exclusivas, o restaurante acaba se colocando no topo da lista de opções de um cliente. Afinal, entre comprar em um novo local e comprar em um local onde essa mesma compra vai gerar um bônus, a escolha é fácil, não é mesmo?
2- Promoção de novos produtos
Um programa de fidelidade também é excelente para ajudar a promover um novo produto. Se você tem alguma novidade no cardápio, essa pode ser uma maneira muito eficiente de apresentá-lo aos seus clientes.
Você pode, por exemplo, oferecer esse novo primeiro ao grupo de clientes fidelizados. Dessa forma, eles podem sentir a exclusividade e antecipação, e transmitir esse sentimento a possíveis novos clientes.
Da mesma maneira, oferecer um desconto exclusivo no novo produto para esses clientes também pode incentivar eles a experimentar – e promover – o prato!
O mesmo pode ser feito com amostras ou pequenas porções oferecidas de graça aos membros do programa de fidelidade. Assim, isso permite que os clientes experimentem o novo item sem compromisso, e os incentiva a comprá-lo no futuro!
3- Vantagens competitivas
Acima de tudo, implementar um sistema de fidelidade no seu restaurante vai diferenciá-lo da concorrência. No mundo dos negócios, manter um cliente custa menos do que conquistar um cliente novo. Por esse motivo, a fidelização promovida por esses programas é altamente benéfica!
Além disso, clientes que participam de programas de fidelidade são mais propensos a visitar o seu restaurante. Com recompensas, acumulação de pontos, brindes ou amostras, incentivam o cliente a escolher o seu restaurante em comparação com a concorrência!
Da mesma maneira, os clientes que participam e se beneficiam desse programas tendem a ser defensores da marca! Com isso, você estará ganhando uma promoção valiosa do seu restaurante e dos seus produtos sem custo algum!
Para completar, esse marketing “boca a boca” pode se transformar em uma forma barata e eficiente de divulgar o restaurante, sem os custos altos de um trabalho de marketing mais tradicional.
Como implementar programas de fidelidade ideais?
Em primeiro lugar, antes de iniciar um programa de fidelidade no seu restaurante, é importante definir os objetivos que você deseja alcançar com ele.
Isso vai ajudar você a definir a setas e acompanhar o funcionamento do programa, podendo fazer ajustes de acordo com o que for necessário.
Sendo assim, não deixe de definir objetivos claros, como por exemplo: aumentar o número de clientes, reter os clientes, elevar o ticket médio, promover novos produtos, entre outras coisas.
A partir disso, você poderá escolher o tipo ideal de programa de fidelidade para o seu negócio. Como citamos acima, os mais comuns são:
- Programa de Pontos
- Programa de Descontos
- Programa de Recompensas Exclusivas
Diante disso, é muito importante também criar recompensas atrativas. Para que o cliente cogite participar do programa de fidelidade, é essencial que as vantagens sejam realmente boas.
A seguir, é o momento de comunicar a equipe, e deixá-los preparados para receber os clientes com essa vontade. À medida que o programa for avançando, não deixe de avaliar os resultados.
Assim, avalie o impacto do projeto nas suas vendas, e lembre-se de buscar o feedback dos clientes!
Com isso, é possível que o número de clientes e de vendas aumente bastante – e, diante disso, contar com uma parceria que visa facilitar o dia a dia de restaurantes pode ser muito interessante.
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