Com novos adeptos a cada dia, opções para quem segue a dieta vegana e vegetariana são fundamentais!
Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão excluindo o consumo de carne de suas dietas. Diante disso, é muito importante que os restaurantes incorporem em seu cardápio opções veganas e vegetarianas para a alimentação desses clientes!
Mesmo que o foco do restaurante não seja esse tipo de dieta, é possível sim criar opções atrativas para aqueles que comem carne, e os que não comem! E é justamente isso o que trouxemos no texto de hoje! Confira!
Diferenças entre comida vegana e vegetariana
Em primeiro lugar, é interessante entender o que de fato é uma comida vegana ou vegetariana. As duas dietas se baseiam na exclusão da carne, mas existem algumas diferenças entre elas.
Sendo assim, a comida vegetariana é aquela que não conta com o uso da carne, mas que pode incluir outros ingredientes de origem animal, como é o caso do ovo e da manteiga, por exemplo.
Dentro do vegetarianismo, ainda existem algumas distinções. Os lacto-vegetarianos, por exemplo, consomem laticínios, mas deixam de fora a carne e os ovos. Já os ovo-vegetarianos consomem ovos, mas não consomem carne e laticínios. Por fim, os lacto-ovo-vegetarianos comem tanto os laticínios quanto os ovos, não consumindo apenas a carne.
Isso é diferente para os veganos, que excluem da sua dieta todo e qualquer produto de origem animal. Isso inclui ingredientes como laticínios, ovos, mel, gelatina,além da carne e de outros produtos derivados de animais.
A opção por uma dessas dietas pode surgir por diversos motivos, desde princípios éticos até motivos de saúde. Independente da razão, o fato é que o número de vegetarianos e veganos na sociedade é muito alto, e cabe aos restaurantes se adaptarem para receber e agradar esses clientes!
Por que é importante um restaurante contar com opções veganas e vegetarianas ?

Incorporar opções veganas e vegetarianas no cardápio do seu restaurante pode ser visto como uma decisão estratégica por diversos motivos.
Em primeiro lugar, esses itens veganos ou vegetarianos no menu vão trazer um tipo específico de clientela, e assim, aumentar o público que frequenta o seu restaurante.
Ao mesmo tempo em que atrai novas pessoas, se adaptar a esse estilo de vida também vai fazer o seu negócio se diferenciar em comparação com a concorrência. Isso demonstra que o estabelecimento é aberto a diferentes públicos, e inclusive com várias preferências alimentares diferentes.
Para completar, colocar opções veganas ou vegetarianas no seu menu é basicamente uma adaptação cada vez mais necessária. Estar de acordo com as tendências da sociedade é o que diferencia bons estabelecimentos dos ruins – e o veganismo/vegetarianismo com certeza é uma tendência forte!
Opções e dicas
Mesmo sem carne, ovos ou leite, as cozinhas vegetarianas e veganas contam com um extenso número de ingredientes deliciosos. Além disso, a combinação desses ingredientes pode criar verdadeiras delícias!
Por isso, confira algumas algumas dicas para incorporar essas alternativa no cardápio do seu restaurante, de acordo com cada segmento:
1- Opções veganas e vegetarianas para hamburguerias
Quando falamos sobre hambúrguer, geralmente falamos sobre um pedaço suculento de carne, maionese, e queijo derretido. Entretanto, é possível sim criar um item saboroso e especial sem utilizar esse ingredientes!
É claro que, hoje em dia, existem opções de queijos e maioneses feitas sem nenhum ingrediente de origem animal. Além disso, para substituir a carne, existem diversos legumes e leguminosas que fazem o serviço direitinho!
É o caso, por exemplo, do hambúrguer de lentilha, de feijão, de brócolis, grão de bico… Também é possível misturar mais de um ingrediente e criar uma combinação deliciosa!
2- Opções veganas e vegetarianas para pizzarias
Existem algumas alternativas para massas de pizza veganas, feitas sem o uso de ovos e laticínios. Além disso, se estivermos falando sobre pizzas vegetarianas, tudo o que precisa ser adaptado é o recheio, ou seja, é ainda mais fácil!
Existem pizzas clássicas que não levam carne – como a de cogumelos, tomate seco e rúcula, brócolis, entre outras. Para se destacar ainda mais, você pode criar combinações ainda mais atraente, como por exemplo, berinjela com pimentões, abóbora e sálvia, tofu defumando com tomate… Deixe a criatividade fluir!
3- Opções veganas e vegetarianas para marmitarias
Arroz e feijão, o básico da alimentação do brasileiro, presente em quase todas as mamitas de almoço e jantar, são ingredientes totalmente veganos! Sendo assim, já começamos com o pé direito!
Para opções vegetarianas, pode-se incluir ovos mexidos, omelete ou ovos fritos, os famosos “ovos estalados”. Já nas marmitas veganas, pode ser interessante acrescentar refogados de legumes ou cogumelos, por exemplo.
Você pode se diferenciar oferecendo receitas mais elaboradas, como risotos veganos, refogados de tofu, hambúrgueres de leguminosas, e é claro, bifes e outros derivados feitos com proteína de soja!
Eleve o nível do seu restaurante com modernidade!
Com ingredientes de qualidade e receitas especiais, é muito possível que até mesmo pessoas que comam carne se interessem por experimentar as novas opções do seu restaurante!
Além disso, oferecer opções vegetarianas e veganas, além de ser benéfico para seu estabelecimento, também demonstra que o seu negócio está se adaptando e se tornando inclusivo com as demandas do mercado.
Outras modernidades exigidas pelos clientes atuais também incluem: pagamento por pix, agilidade no atendimento e cardápio integrado ao WhatsApp. E você sabe onde pode conseguir tudo isso e muito mais? Na Seu Gênio.com!
Com a nossa plataforma, você pode agilizar a preparação e o atendimento, minimizando erros e melhorando a eficiência do seu serviço de delivery. Dessa forma, seu restaurante vai estar bem equipado para atender às demandas de forma ágil e eficiente, aumentando as vendas e melhorando a satisfação do cliente!